Caixa de Pandora ;D

domingo, 19 de agosto de 2012

Resenha: O Ladrão de Raios - Rick Riordan


Autor: Rick Riordan
Título: O Ladrão de Raios vol. 1
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Páginas: 400
Lançamento: 2008
Editora: Intrínseca
Classificação:

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.

Monstros antigos, batalhas e personagens carismá-ticos, Percy Jackson com certeza fará o leitor vibrar de emoção e adrenalina!

Quando eu soube dessa série, foi depois de eu ter visto o filme, tinha duas capas esse livro. A original, que vocês veem acima, e a do filme. O filme acabou e eu fui na nobel, com uma prima minha e a sua filha e vi o livro, na hora eu quis ele, mas não tinha grana. Até que eu participei de um concurso no shopping e ganhei um vale compras de R$50,00 e comprei o livro mais "Os Arquivos do Semideus" e "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner". Agora que já disse como conheci a série vamos à resenha.

Percy Jackson é um garoto que tem sérios problemas, ou melhor, ele mesmo é o problema. Pois parece que em todo o lugar que ele vai acontece alguma coisa fora do normal. Ao ir em uma excursão do colégio, Percy enfrenta um terrível monstro e após derrotá-lo parece que é o único que se lembra de tal feito. Sendo que apenas seu melhor amigo Grover e seu professor Quíron haviam visto o tal embate de GarotoxMonstro.

Com isso, Percy fica intrigado por ninguém se lembrar de nada. No fim do semetre, e início de férias de verão, ele vai para sua casa em Manhattan, onde vive sua mãe, Sally, e Gabe, o marido nojento dela. Mas antes de chegar lá, ele se amigo Grover veem três senhoras tricotando um par de meias "gigantes", Grover na mesma hora fica aflito e Percy não entende nada.

Percy e Sally saem em viagem para um lugar especial, mas o que devia acalmar Percy, só traz mais problemas. Começando quando Grover chega à pequena cabana deles com pernas de bode, em seguida são surpreendidos por um Minotauro, após o carro capotar e Grover desmaiar. Nisso Percy chega à um determinado lugar. Sua mãe é "abduzida" pelo monstro e Percy enfurecido batalha e vence o temido monstro, mas depois desmaia (acho que até eu desmaiaria depois dessa!).

Ele acorda nesse lugar onde encontra seu antigo professor, que não é o que parece ser, e este lhe explica onde o nosso protagonista está, um lugar para semideuses, filhos de mortais com deuses. Ao entender que aquele lugar é seu novo lar, Percy segue com a vida meio conturbada devido às novas revelações, por exemplo o fato de ele ser filho de um deus grego antigo. Conhece Annabeth Chase, filha de Atena e Luke Castellan, filho de Hermes. Quando chega o dia da caça à bandeira, um jogo do... está bem eu vou falar, Acampamento Meio-Sangue, o tal lugar. Nesse jogo ele descobre de que deus ele é filho.

Após isso recebe uma missão para resgatar o Raio-Mestre roubado de Zeus, escolhe para lhe acompanhar Annabeth e Grover, um sátiro, homem-bode, já que estes são os seus amigos mais conhecidos. Depois de embarcar na jornada que não só fará com que ele pegue a arma de Zeus, mas que o ajudará a fazer uma coisa muito importante, eles se metem em diversas aventuras e batalhas, com momentos para você conhecer mais os personagens. Chegando perto de seu objetivo, Percy vê que não poderá ter tudo o que quer, então terá de fazer uma escolha bastante difícil.

Eu quando comprei o livro, sinceramente, devo dizer que eu esperava ver o filme nele, mas quando não vi, não fiquei decepcionado. Sério, fiquei super feliz, pois o livro é bem mais empolgante e faz com que o leitor não largue o livro por um segundo sequer.

Percy e eu devíamos ser irmãos, porque pra quem sabe eu tenho os meios problemas que ele, dislexia e tal (quem quiser me conhecer vá na página "Sobre mim"), e pelo que ele passa. Ele é o meu personagem favorito da série, consegui me conectar com ele de tal maneira que quando ele se feria, eu também me feria, às vezes por coincidência outras vezes eu sentia o corte, mas não me cortava (gente, não tão louco assim, né!).Isso nunca me assustou, até porque eu achava divertido. Percy tem uma veia cômica, meio irônica e sarcástica que eu simplesmente adorei e me fez rir horrores em todo o lugar.

A trama é muito bem construída e deixa um ganho bem maneiro para o segundo livro, nesse primeiro volume da série, vemos não só a introdução de Percy no Acampamento Meio-Sangue, vemos também alguns dos mistérios do livro já solucionados. Rick Riordan criou um universo perfeitamente amplo e que mistura o real com o mágico, sem dúvida ele é um gênio.

Eu diria a todos que se pudessem ler um livro de aventura e mitologia, que lessem Percy Jackson, porque vale muito a pena e é muito divertido também. Creio que quem ler essa série não vai se arrepender, muito pelo contrário, vai adorar e amar as aventuras de Percy Jackson e seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...