Caixa de Pandora ;D

domingo, 21 de outubro de 2012

Resenha: Otelo - William Shakespeare


Autor: William Shakespeare
Título: Otelo
Série: Recontar Juvenil
Páginas: 80
Lançamento: (Indefinido)
Editora: Escala Educacional
Classificação: 

Otelo, estimado general da República de Veneza, apaixona-se por Desdêmona, jovem da nobreza, e é correspondido. Casam-se e partem para a ilha de Chipre, onde o general é designado para enfrentar os otomanos. Antes da viagem, porém, Otelo promove Cássio, um de seus homens, a tenente. Esse fato deixa seu alferes, Iago, furioso, pois desejava o cargo para si. Quando Otelo retorna, passa a ser vítima das artimanhas e armações de Iago, que insinua a traição de Desdêmona, supostamente amante de Cássio. Num momento de extrema dor e insanidade, Otelo mata sua amada asfixiada, suicidando-se assim que percebe que fora manipulado e que sua amada era inocente e fiel.

Quando o ciúme e a incerteza invadem uma pessoa, descobrimos o que ela é capaz de fazer para tudo voltar ao normal. Amor e tragédia, neste livro Shakespeare estilhaça meu coração como em Romeu e Julieta.

Otelo conta a história de um general negro que acaba de se casar secretamente com Desdêmona e promover seu grande amigo Cássio à tenente. Iago, um alferes, movido pela fúria de continuar sendo submisso, cria um plano para derrubar Otelo, o Mouro de Veneza, do poder e conseguir conquistá-lo para si.

Com Rodrigo, Iago começa seus terríveis atos; a começar por contar ao pai de Desdêmona que sua filha acabara de se casar. O pai discorda e depois nota que sua filha não está em casa. Iago ardiloso o leva ao Paládio dos Duques onde está havendo uma reunião. Lá, Otelo é enviado para Chipre depois de sair de sua casa com sua esposa para ir palácio se defender das acusações do sogro.

Em Chipre, Otelo tem o dever de acabar com os turcos, mas no percurso os turcos morrem devido a uma tormenta. Ao chegar à ilha, Otelo se encontra com sua esposa. Desde então, terríveis coisas acontecem. Iago começa a executar seu plano fazendo com que Cássio seja rebaixado e o motiva a pedir a Desdêmona que o ajuda a ter o cargo de volta.

Emília, esposa de Iago e dama de companhia de Desdêmona, acaba caindo nos planos do marido e sem querer comete alguns erros, mas os equipara, defende sua senhora e vai contra  seu próprio marido para dizer a toda a verdade, mas ela é terrivelmente traída durante isso.

Mas, Iago também diz a Otelo que sua esposa o trai com o melhor amigo. Otelo se recusa a acreditar, mas a dúvida começa a surgir e tomado pelo veneno de Iago ele comete terríveis erros, aos quais ele paga na mesma hora.

Não deixei muito a desejar nesa resenha. Até porque, mais um pouco e eu contei o livro todo para vocês (risos). A história de Otelo é muito boa, realmente os contos clássicos merecem ser mais apreciados, afinal muito do que lemos hoje em dia se deve ao fato desse livros terem existidos no passado.

A trama nos remete a alguns pontos de vista de alguns personagens e nos faz entender o enredo muito bem. O jeito como é contada é bem fluido e te faz querer ler tudo na mesma hora (que foi o meio caso). Os personagens muito bem construídos! Mesmo.

mas teve coisas que irritaram, como o fato de ser meio parecido com Romeu e Julieta, tipo o casal desse livro não podia ficar juntos e depois... bem não vou falar, afinal quem conhece Romeu e Julieta conhece o final da história. E digo que é praticamente igual! Mas ainda sim é um livro muito bacana de se ler.

Um comentário:

  1. Caio,
    te mandei um meme lá no meu blog.
    http://paginasextraordinarias.blogspot.com.br/2012/10/meme-livros-ruins.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...